sábado, 27 de maio de 2017

Dica - Jogos no Cartão SD

Todo mundo já procurou sobre isso, os dados dos jogos em um cartão SD, a memória interna tende a ser pequena (4, 8, 16 GB) se comparada com a memória de um cartão SD (32/64 GB) e os jogos estão cada vez maiores (desde 100 MB até 2 GB em um só jogo) e o Android (aliás, os jogos em si) não permite que você mova esses dados para um cartão SD (deixando a memória interna pra mídia e pornografia) e os jogos em si não foram feitos pensando nisso. Entretanto, a gente tá falando de Android e estamos falando de Linux, logo, um pouco de ingenuidade resolve tudo, vamos ao processo.

  Você vai precisar de:

  • Root (tenho um tutorial no blog pra vários aparelhos)  Errata: logo teremos.
  • FolderMount
  • Um jogo grande (rly)
  • Mãos (a menos que você use os pés pra mexer no aparelho)




  O processo é extremamente simples, tendo o foldermount instalado (é grátis) e liberado o acesoo root para ele, basta abrir o menu do app e ir em apps analyzer, ele vai fazer um scan nos apps instalados e listar o tamanho deles (detalhe, ele só mostra o tamanho das coisas em Android/data e Adroid/obb então vão aparecer vários apps com 0B já que eles não tem dados ali e os já movidos também aparecem com 0B)


 
Daqui a pouco vamos ter jogos maiores que os de PS2 ;-;
Errata 2017: já temos.




  De um toque no que você quer mover e clique em Create Pair , o app vai pedir pra criar a pasta no SD automaticamente, de um sim e (se quiser) mude o nome do app conforme o gosto, ele vai pedir se você quer mover os dados e obviamente dê mais um sim. Feito isso, é só esperar ele mover os dados (vai ficar uma notificação com a porcentagem), agora é só ir no menu e em list of pairs, clique no app para montar a pasta do SD externo (o ícone do lado vai ficar verde), agora é abrir e ser feliz.
Isso só precisar ser feito uma vez, visto que ele monta todas as pastas a cada reboot.
Antes de usar o FolderMount:


 Depois de usar o FolderMount:

Eu nunca poderia ter todos esses jogos se não fosse esse App ;-;


  Agora, explicando o que diabos ele faz (lembra que eu disse que em Linux, um pouco de ingenuidade resolve tudo?), ele simplesmente move os dados pro cartão SD (sério?) e cria um link deles no local original, sendo assim, o jogo vai procurar os dados na memória interna e vai acahr um link, que redireciona para a memória externa (um link é um arquivo um kb ou até menos que indica um outro arquivo) e o jogo é “enganado” pelo link e rodando diretamente da memória externa.
Isso causa um pequeno bug que faz o gerenciador de apps do Android mostrar o jogo em tamanho duplicado e o analisador do ES File Explorer mostra a memória interna como tendo 8 GB de arquivos (sendo que ela tem 4 GB de tamanho, legal né) apontando na pasta data, isso é por causa do link, mas a sua memória interna está realmente limpa (se você for na pasta do jogo, vai ver que tem arquivos com o tamanho original, mas que não ocupam nada na memória, é os links que redirecionam até o cartão externo).
Isso poderia ser feito até usando um emulador de terminal e o comando ln -s mas é um saco ficar digitando diretórios em tela touch.


Atualizado em 27 de maio de 2017, às 11:28.
Esse post foi extraído do extinto blog MobileWorld, e foi escrito por Matheus Viana.
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